terça-feira, 23 de outubro de 2018

Não existe pesquisa eleitoral enviada por mensagem de what’s app

Nos últimos dias, está circulando pelas redes sociais uma história de que o Ibope está selecionando pessoas para responder uma pesquisa eleitoral através de um link divulgado no WhatsApp. 









Muitas pessoas estão repassando esse link aqui em Pádua  e nos grupos está pipocando espalhando que nem "fofoca em cidade de interior".A mensagem diz: “Você foi selecionado para participar da pesquisa eleitoral do Ibope, responda no link e descubra quem está na frente das eleições hoje. Responda aqui:http://pesquisa.ibope.ml”. Após clicar no link, as pessoas são direcionadas para um site com um banner “Eleições 2018, vem pra urna”, e  convidadas a deixar o nome, cidade, opção de candidato e enviar o endereço do site  para os amigos para ver os resultados.
A verdade é que você foi selecionado pra ganhar um belo vírus isso sim. Na verdade parece que nada acontece, mas o seu smartphone já está infectado e além disso, disparando esse mesmo link para todos os seus contatos.
 
No site oficial, o Ibope confirmou que não realiza pesquisa através de WhatsApp “Esclarecemos que não registramos e tampouco estamos realizando pesquisa de intenção de voto para divulgação pela internet ou muito menos selecionando entrevistados por mensagem de celular”.
No fim, tudo não passa de mais um golpe que foi disseminado junto com uma “fakenews” nas redes sociais. E esses golpes são muitos viu?

Como me precaver?
Cuidado com o que você baixa e onde você clica: novas fontes de malware estão surgindo o tempo todo e nenhum antivírus dá conta de te proteger de tudo.
Fique atento a táticas: não aceite coisas que parecem boas demais para serem verdade. Nem pedidos para compartilhar senhas, ligar para um telefone para obter suporte técnico, baixar aplicativos e inserir credenciais

Nenhum comentário:

Postar um comentário