terça-feira, 3 de abril de 2018

Porciúncula pede respeito e amor aos anjos azuis no Dia do Autismo

E a cidade se vestiu de azul para falar sobre o autismo no dia 02 de abril. Autoridades, mães, crianças, clubes de serviços e amigos da causa se uniram em Porciúncula no Dia Mundial de Conscientização do Autismo para esclarecer e chamar a atenção sobre o transtorno de desenvolvimento que prejudica a capacidade de se comunicar e interagir.





Organizado pela Associação de Pais de Autistas de Porciúncula e pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e CEAAP – Centro de Atendimento aos Autistas de Porciúncula, o movimento teve passeata, palestra, contação de histórias e panfletagem sobre o assunto.
O prefeito Leo Coutinho esteve presente e falou da alegria de poder oferecer à população o CEAAP, inaugurado em 2017, anexo ao Ciame, oferecendo toda a estrutura e tratamento às crianças autistas do município: “Era desumano que as famílias precisassem ir para Itaperuna ou outros centros em busca de apoio ao transtorno. O CEAAP veio atender a esses anjos azuis e suas famílias. E estou muito feliz de ser parte deste movimento de apoio, conscientização e atendimento”.
O NASF – Núcleo de Apoio à saúde da Família também atuou pela causa, fazendo palestras, esclarecendo sobre o Autismo nas Unidades de Saúde e na Policlínica Municipal.
 AUTISMO
O transtorno de autismo afeta o sistema nervoso.
O alcance e a gravidade dos sintomas podem variar amplamente. Os sintomas mais comuns incluem dificuldade de comunicação, dificuldade com interações sociais, interesses obsessivos e comportamentos repetitivos.
O reconhecimento precoce, e também as terapias comportamentais, educacionais e familiares podem reduzir os sintomas, além de oferecer um pilar de apoio ao desenvolvimento e à aprendizagem.
Apesar de não haver remédio que cure, o tratamento eficiente inclui respeito, apoio e muita informação.
Conscientize-se:
“O autismo é parte deste mundo, não um mundo a parte.”
Rosimere Ferreira
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Porciúncula

Nenhum comentário:

Postar um comentário