terça-feira, 3 de abril de 2018

Jair Bittencourt participa de reunião que firmou parceria para alcance de metas do Plano ABC-RJ


Ações conjuntas vão dar suporte a produtores rurais para a consolidação de economia de baixa emissão de carbono na agricultura.





O secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Jair Bittencourt firmou parceria, hoje (03) através da respectiva pasta, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado - Emater-Rio e o Banco do Brasil sobre o protocolo de intenções para a implementação das metas e ações previstas no Plano ABC-RJ de mitigação e adaptação às mudanças climáticas para a consolidação de uma economia de baixa emissão de carbono na agricultura.

No documento assinado pelo secretário estadual de Agricultura, Jair Bittencourt, o superintendente estadual do BB, Luis Cláudio Batista, e a Diretora de Administração da Emater-Rio, Magda Rego, representando a presidente da empresa, Stella Romanos, o banco se compromete a buscar recursos para linhas de crédito que contemplem investimentos nos itens de sustentabilidade previstos no Plano. Entre eles, a recuperação de 180 mil hectares de pastagens, formação de 100 mil hectares de florestas e integração de 46 mil hectares com lavoura-pecuária-floresta até 2030.


O protocolo de intenções estabelece ainda que a secretaria de Agricultura incentivará a adoção de tecnologias de produção sustentáveis e a Emater-Rio será a responsável pela elaboração dos projetos técnicos agropecuários para que produtores rurais se habilitem aos financiamentos.

Na ocasião, o secretário Jair Bittencourt agradeceu a parceria do Banco do Brasil e ressaltou que o Plano ABC-RJ, lançado no início deste mês de março, formalizou um papel que o programa Rio Rural já vinha desempenhando no setor no Estado. “ O nosso plano envolveu a participação de entidades diversas e foi construído com muita discussão, debate e eficiência. O resultado do trabalho englobou os interesses do segmento sob os olhares ambientalista e da produção de alimentos”, analisou Jair Bittencourt.

Também estiveram presentes na solenidade, realizada na superintendência estadual do Banco do Brasil, o presidente da Federação de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro, Rodolfo Tavares e representantes das entidades participantes do Plano ABC-RJ.

Elaborado em conjunto pelas secretarias estaduais de Agricultura e do Ambiente, Ministério da Agricultura, Embrapa, Emater-Rio, Pesagro-Rio, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Banco do Brasil, Sebrae, Faerj, Firjan, o Plano ABC-RJ faz parte das estratégias nacionais estabelecidas pela Lei Federal 12.187/2009 e do compromisso brasileiro, assumido na Cop-21/2015, em Paris, de reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 37% até 2025 e 43% até 2030.
Coordenadoria de Comunicação da Secretaria estadual de Agricultura / Assessoria de Comunicação de Jair Bittencourt

Nenhum comentário:

Postar um comentário