segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

PORCIÚNCULA NA LUTA CONTRA A AIDS


No Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde tem passado o dia em campanha no Centro Cultural Dr. Edésio Barbosa da Silva.








Desde as 8 horas, a população está tendo acesso a testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis, como Sífilis, HIV e Hepatites B e C . Além dos testes, que têm o resultado após uma hora, a equipe de técnicos em enfermagem está distribuindo panfletos informativos, preservativos e gel lubrificante. Os testes são realizados no local por duas farmacêuticas da Secretaria de Saúde, que garantem uma eficácia de mais de 90% no resultado. “Os testes de HIV são realizados em duas marcas distintas e um confirma o outro. Os de Hepatite B e C e Sífilis seguem para uma segunda análise se o reagente for positivo”, explica a farmacêutica Roberta Teixeira Cabral.
A equipe está sob a coordenação de Bruna Monteiro de Castro, coordenadora do Centro Municipal de Infectologia. Bruna esclarece que há um tempo para um diagnóstico preciso e que, na maioria dos casos a duração da janela imunológica é de 30 dias, porém o mais indicado é que após 90 dias do contato com alguém suspeito, se realize o teste para um resultado mais eficaz. “O diagnóstico precoce do HIV e o tratamento da infecção é a maior prevenção para novas transmissões e a maior garantia de expectativa de vida e perspectiva de qualidade de vida”, conclui Bruna Monteiro de Castro.
A equipe de Saúde ficará hoje até as 17 horas no Centro Cultural, mas também pode ser procurada durante os demais dias no Centro Municipal de Infectologia, localizado na Rua São Sebastião, 103, no centro da cidade.

Faça o teste! É gratuito, é rápido, é sigiloso!

Rosimere Ferreira
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Porciúncula

Nenhum comentário:

Postar um comentário